"Deixe as suas esperanças, e não os seus ferimentos, moldarem o seu futuro."
Robert H. Schuller

segunda-feira, 7 de Maio de 2012

Posturas Incorretas no trabalho


Ergonomia “um conjunto de
ciências e tecnologias que
procura a adaptação confortável e
produtiva entre o ser humano e
seu trabalho"
Aloysio Mayolino,
ortopedista do
Departamento de Saúde (DSA.G)
 

A postura pode ser considerada como a posição relativa dos vários elementos do corpo de um indivíduo em relação ao tipo de atividades que desenvolve. As posturas adotadas no desenrolar das tarefas (especialmente aquelas que envolvem grandes pesos) constituem a principal causa de problemas de coluna. Isto acontece porque na maioria dos casos, aquando do levantamento e transporte de cargas, os trabalhadores mantêm as pernas retas e “dobram” a coluna vertebral. Pode ainda ocorrer outra situação ou movimento perigoso. A rotação excessiva do tronco, aquando da movimentação, levantamento ou abaixamento da carga.

O corpo humano nunca adota posturas perfeitamente estáticas – como corpo vivo que é, realiza reajustamentos constantes que lhe permitem a manutenção de uma determinada postura corporal. A postura corporal poder-se-á então definir como sendo a capacidade que um determinado corpo possui, para manter um certo alinhamento intersegmental (entre os diversos segmentos corporais) sem consequências nocivas para a saúde ou segurança.

A postura corporal normalmente envolve duas variáveis distintas:
1. As características anatómicas e fisiológicas do indivíduo;
2. Tipo de atividade.

As posturas incorretas resultam de diversos tipos de tarefas mais ou menos frequentes em muitos sectores de atividade, desde a indústria pesada, passando pelo sector da saúde, hotelaria, restauração, comércio e serviços.

Quando os trabalhadores executam permanentemente tarefas num posto de trabalho mal dimensionado ou que os obrigue a adotar posturas incorretas, em muitos casos, começam a surgir precocemente sintomas de fadiga física, lesões, ou outros traumatismos.
São exemplo de lesões dorso lombares: contusões, feridas, fraturas, cortes e sobretudo lesões diversas de ordem músculo-esqueléticas. As lesões dorso lombares podem originar hérnias discais, assim como fraturas vertebrais devidas a esforços muito grandes associados a posturas incorretas.
A OIT (organização internacional do trabalho) referiu que a movimentação manual de cargas associadas às posturas inadequadas nos locais de trabalho é uma das causas mais frequentes de acidentes de trabalho com uma percentagem de sensivelmente 20 a 25% do total dos acidentes de trabalho.
         Na imagem abaixo representada poderá ver o que está incorreta e como deverá estar correta a postura sentado em frente ao computador.

Imagem nº1 – Posturas incorretas e Corretas

As posturas são normalmente adotadas em função de alguns parâmetros ou exigências, tais como:
·         Visuais;
·         Precisão de movimentos;
·         Força necessária para desenvolver a tarefa;
·         Espaço onde atua o trabalhador;
·         Ritmo de execução da tarefa.

É necessário termos sempre presente que quando se adota uma postura ou realiza um simples movimento, entram em ação um grande número de músculos, ligamentos e articulações em simultâneo.
Para além das tensões musculares, alguns movimentos ou posturas incorretos obrigam a um dispêndio energético muscular excessivo e a uma sobrecarga pulmonar e cardíaca.
Para se analisarem e adotarem posturas e movimentos adequados é importante o contributo de outras áreas, tais como:

a) Fisiologia
Para entender as estruturas e as funções do corpo humano, estudaremos as ciências da anatomia e da fisiologia. A anatomia (anatome = cortar em partes, separar) refere-se ao estudo da estrutura e das relações entre estas estruturas. A fisiologia (physis + lógos + ia) é a ciência que estuda a relação e funções das diferentes partes do corpo e o seu funcionamento. A função não se pode dissociar da estrutura, por isso, a anatomia e a fisiologia têm que ser estudadas em conjunto.

b) Antropometria
A antropometria e a ergonomia são indissociáveis. Estudam a interação do homem com os espaços, construções, instrumentos de controlo, utensílios e meio envolvente. A antropometria estuda as medidas do corpo humano para posterior classificação antropológica (ex. sob a forma de tabelas).
Os dados referentes às dimensões variam de pessoa para pessoa e de país para país. No geral, as dimensões dos indivíduos variam também com o decorrer do tempo – variam ao longo das diferentes idades, mas também cronologicamente (de geração para geração).
Os principais aspetos do binómio ergonomia – antropometria estão relacionados com as medidas dos segmentos do corpo, forças musculares, posturas, movimentos e padrões motores de manuseamento, uma vez que, interferem diretamente com o conforto, a segurança e a funcionalidade.

c) Biomecânica
Em termos de definição, é comum dividir-se a palavra biomecânica em duas partes. No prefixo “bio”, de biologia, ou seja, relativo aos seres vivos e, mecânica. Logo, a partir da análise morfológica da palavra, a biomecânica será a aplicação dos vários princípios da mecânica aos seres vivos – mais concretamente ao corpo humano.
O objeto de estudo da Biomecânica é o movimento. Este estudo dos movimentos consiste na análise da interação do corpo, que realiza uma determinada ação, com o meio envolvente.
Com as análises e estudos realizados no âmbito da biomecânica pretende-se:
a) Aumentar a eficiência técnica dos indivíduos em diversas atividades e profissões; e
b) Diminuir a probabilidade de se verificarem lesões, do tipo crónico ou agudo, decorrentes da atividade física realizada pelos indivíduos.
É importante que no decorrer das suas tarefas, os trabalhadores tentem manter os diferentes músculos, ligamentos e articulações em posições confortáveis. Adicionalmente, as curvaturas naturais da coluna devem ser “respeitadas” durante a execução do trabalho. Posturas anómalas ou movimentos bruscos podem lesar os discos intervertebrais, as articulações, os ligamentos e nervos, provocando dor ou outras perturbações.

Consequências das posturas incorretas adotadas no trabalho

Uma má postura ou postura incorreta pode ser definida como sendo aquela que possibilita o aparecimento de uma incapacidade, determinada dor ou patologia. É necessário ter em consideração que os diferentes indivíduos possuem também diferentes susceptibilidades de contrair as diferentes patologias.
A postura é determinada pelo sistema locomotor. Este é responsável pelo deslocamento e pelos diferentes movimentos do corpo no espaço. Todo e qualquer movimento, por menor que seja, requerem a participação do sistema locomotor, mesmo em repouso ou numa posição estática.

Sintomatologia derivada das posturas e movimentos incorretos ao longo do tempo:


Estádio 1

Sensação de peso, adormecimento (sensação de formigueiro) e desconforto em áreas específicas. Podem ocorrer dores ocasionais, durante as atividades mais intensas (no trabalho ou fora dele). Regra geral, este tipo de sintomas cessa após descanso de horas ou dias.

Estádio 2

Neste estágio a dor é mais persistente e localizada. Geralmente, a dor torna-se mais intensa durante períodos de atividade mais intensos. Mesmo com períodos de descanso, a dor pode permanecer ou reaparecer inesperadamente. Apesar disso, o quadro clínico ainda não é considerado muito grave, exemplo: dores nos pulsos ou início de tendinites.



Estádio 3

O quadro clínico correspondente a este estádio é bastante grave. A doença pode prolongar-se por vários meses ou até anos. Caracteriza-se pelas dores crónicas que por vezes não cessam com o repouso ou através de medicamentos; a dor é espontânea e mais ou menos permanente. Geralmente pode haver perturbação do sono. As dores sentidas pelos pacientes podem tornar-se insuportáveis e provocar pontadas, choques, perdas de força, etc.

Estádio 4

Este estádio é caracterizado por dores agudas e constantes. Por vezes, as dores tornam-se insuportáveis atingindo outras partes do corpo. Os trabalhadores perdem a força e o controlo de determinados movimentos.



Localização das patologias no organismo humano de acordo com as diferentes posturas inadequadas adotadas:


Tabela nº1 – Localização das patologias no organismo humano

Postura
Localização da Patologia
Em pé
Pés e pernas (varizes)
Sentado sem apoio da coluna
Músculos extensores das costas
Assento alto
Parte inferior das pernas (gémeos), joelhos e pés
Assento baixo
Coluna vertebral e pescoço
Braços muito esticados
Ombros e braços
Pegas inadequadas nas ferramentas e objetos
Antebraços e mãos



Regras de boas práticas para melhorar a atitude postural (aspetos gerais):



·         Fortalecimento da musculatura abdominal e dorsal através do exercício físico;
·         Exercícios posturais;
·         Adequação do peso atendendo ao índice de massa corporal recomendado para os diferentes indivíduos;
·         Formação e informação dos trabalhadores relativamente à movimentação manual de cargas e tipos de movimentos adequados ao seu trabalho;
·         Se necessário utilizar acessórios, como por exemplo, uma cinta de proteção lombar.

Regras de boas práticas para melhorar e corrigir determinadas posturas (diferentes partes do corpo):


  •  Pés: são os principais responsáveis pela locomoção e equilíbrio do nosso organismo. Deve procurar-se uma boa base de forma a obter-se o equilíbrio e consequentemente maior segurança e firmeza na postura do corpo. Os trabalhadores (se possível) devem procurar alternar entre as posições de sentados e de pé. Quando o tipo de trabalho obrigar à permanência da posição de pé durante muito tempo, o ideal é variar a sustentação do peso entre os dois pés, mas não de forma prolongada, para evitar fadiga e tensão. Não se deve colocar o peso apenas sobre os calcanhares ou sobre os dedos.

  • Pernas: são muito importantes para a ajudar a fixar e sustentar o corpo. As pernas nunca sofrem um relaxamento completo. No entanto, elas devem ficar flexíveis, nunca completamente “rígidas”, de modo a estarem constantemente prontas para o movimento. Não se deve apoiar todo o peso do corpo somente numa perna, pois haverá uma forte tendência para o desequilíbrio. Para ajudar a resolver a tensão nas pernas e pés, podem-se fazer alguns exercícios, como por exemplo, pequenos alongamentos nesta região.

  • Quadris: devem estar equilibrados, evitando que um lado esteja mais elevado que o outro. Porém, uma leve alternância ou movimentação ajuda a relaxar esta região, pois não é desejável que esteja completamente rígida e estática.

  • Abdómen: o abdómen deverá encontrar-se numa posição neutra (não deve estar exageradamente projetado para dentro ou para fora). Devem-se evitar tensões excessivas neste local, pois a musculatura desta região é de extrema importância para controlar a respiração - imprescindível para o bom desempenho das tarefas.

  • Costas: os trabalhadores deverão manter a coluna direita de forma não muito rígida favorecendo a sua saúde e bom desempenho da estrutura óssea, tendões e articulações. A manutenção de coluna numa posição vertical melhora ainda as condições da expansão do tórax, e consequentemente, auxilia todo o processo de respiração. Independentemente do tipo de atividades que são desenvolvidas, as costas devem permanecer equilibradas, sem inclinações exageradas.

  • Tórax: deve procurar-se manter o tórax numa posição relaxada, evitando-se assim, qualquer contração muscular excessiva de modo para facilitar a respiração e os movimentos cardíacos.

  • Ombros: os ombros devem estar descontraídos, isentos de fontes de tensão. Qualquer rigidez nesta região pode comprometer a ação dos músculos do tórax e pescoço, interferindo diretamente na coluna e consequentemente na capacidade de movimentos do trabalhador. Os ombros deverão encontrar-se numa posição neutra (nem voltados para frente, nem para trás, nem para baixo e muito menos para cima). A rigidez local pode comprometer toda a postura e provocar alguns distúrbios. Para se evitarem algumas lesões (especialmente quando o trabalho envolve posturas estáticas) devem ser feitos alguns exercícios de relaxamento para os ombros e coluna.

  • Braços e Mãos: devem estar caídos livremente ao longo do corpo ou sobre a bancada de trabalho (consoante o tipo de atividade) de forma natural e relaxada; deverão estar tão livres quanto possível. Devem ser evitados movimentos desnecessários, como por exemplo: colocar os braços atrás das costas, ou ainda movimentar as mãos torcendo-as. Este tipo de movimentos causa uma grande tensão nos braços e no tórax acabando por interferir na ação dos restantes músculos do corpo. Deve-se ter sempre o cuidado, de manter os ombros e braços relaxados, para evitar tensões no pescoço e cabeça.

Na realidade, as mãos são essenciais em quase todos os tipos de trabalho. Desta forma há que ter em conta ainda as seguintes recomendações:

·         Reduzir ao máximo a distância entre a tarefa e o tronco do trabalhador;
·         Remover obstáculos existentes na bancada/posto de trabalho que possam impossibilitar o movimento normal das mãos dos trabalhadores no decorrer das diferentes tarefas;
·         Colocar sempre os utensílios e ferramentas de trabalho numa posição bem acessível para os trabalhadores de modo a evitar movimentos bruscos quando for necessário alcançá-los;
·         Disponibilizar aos trabalhadores ferramentas/utensílios ergonómicos e versáteis.
·         Cabeça: deve estar centrada e em posição de equilíbrio (relativamente aos ombros e coluna). O olhar do trabalhador deve fixar-se na direção da tarefa que está a executar, e o queixo deve estar em ângulo reto com a cabeça. Quando as pessoas “enterram” a cabeça no tórax ou alongam o pescoço para cima, dificultam os movimentos da nuca e pescoço, causando naturalmente tensões que se podem transmitir à coluna.

Fatores de que depende a estabilidade de um corpo:


·         Tamanho da base de apoio;
·         Peso do corpo;
·         Altura do CG (centro de gravidade) relativamente à base de apoio;
·         Localização da linha de gravidade em relação aos limites da base do corpo.

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Reflexão

Em muitas vistorias realizadas no âmbito da Higiene e Segurança no Trabalho verifiquei que a incorreta postura nos locais de trabalho está muitas vezes presente. Por vezes as condições não são as melhores, as cadeiras, as secretárias, a altura dos ecrãs entre outros aspetos nem sempre são os mais corretos. Onde se verifica mais esta incorreta postura nos nossos clientes é nos escritórios, pois o tempo em que estes trabalhadores passam sentados é muito e por vezes as condições desse local de trabalho não são as melhores. Para tal recomenda-se a substituição das cadeiras por umas mais confortáveis e que possam ajustar ao tipo de atividades e às pessoas que as utilizam, as secretárias e os ecrãs também estes adequados a cada utilizador. Na imagem nº2 no lado direito podem observar a correta postura e do lado esquerdo a errada com o que pode provocar caso não cumpra a correta postura a manter no local de trabalho.
No levantamento de cargas também é importante ter em atenção a forma com se baixa para levantar os pesos, para assim assegurar uma melhor qualidade de vida, prevenindo problemas na sua coluna por levantamento de pesos, procure fazer essas tarefas conforme as orientações que vou descrever a seguir:
1.    Chegue-se próximo da carga que será levantada com os pés afastados para manter equilíbrio;
2.    Abaixe-se e mantenha a cabeça e as costas numa linha reta;
3.    Segure firmemente a carga usando a palma das mãos;
4.    Levante-se usando apenas a força das pernas, mantendo os braços esticados ao sustentar o peso do objeto manuseado;
5.    Aproxime bem a carga de seu corpo, mantendo centralizada em relação às pernas;
6.    Ao deslocar-se carregando peso, evite girar o tronco bruscamente, se esse movimento for realmente necessário, faça-o sincronizadamente evitando assim uma lombalgia ou distensão muscular;
7.    Quando carregar peso, deslocando-se em escada, escale-a degrau por degrau assim estará distribuindo melhor a força e evitando possíveis problemas futuros.

Para que perceba melhor observe a imagem nº. 3, onde está representado o correto e o incorreto levantamento de cargas. Será assim importante que haja algum cuidado e rigor na postura para que se possam prevenir alguns tipos de doenças provocadas pela incorreta postura.
Imagem nº. 2 – Errada e Correta postura no trabalho
Imagem nº. 3 – Incorreto e correto levante de cargas
Fontes:

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